Questionar-se: Ponto Chave para sua Carreira

Marketing de relacionamento


Você já parou para refletir como foi seu dia hoje? Ontem? E como será amanhã? Questionar e questionar-se são palavras-chave para um profissional de futuro.

 

Investigando sobre o hábito de questionar-se, encontramos o consagrado guru Peter Drucker. Segundo ele, devemos fazer 5 perguntas cruciais conforme está no seu Self-Assessment Tool: Content (Instrumento de Autoavaliação: Conteúdo), que funciona como uma espécie de um guia de autoavaliação que pode ser utilizado como base para a orientação do líder e da equipe. O material é oferecido pela Fundação Peter F. Drucker e contempla as seguintes perguntas:

 

  1. Qual é a sua missão?
  2. Quem é o seu cliente?
  3. O que o cliente valoriza?
  4. Quais são seus resultados?
  5. Qual é o seu plano? 

Podemos dizer que eis aí uma mina para o posicionamento profissional maduro e eficiente. Você pode dizer: “é muito simples!”, mas quem é que se lembra de fazer essas questões a si mesmo de tempos em tempos? Acredito que poucos. E a falta desse hábito é um dos motivos de muitos desvios e decepções, perdendo-se energia e tempo, recursos preciosos que bem empregados podem trazer bons resultados.

 

A reflexão diária permite que você dissipe as ilusões e falsas percepções. Uma das premissas é: seja sincero. Fale a verdade para si mesmo. Caso sinta medo, angústia e ansiedade insista, pois o que se passa no nosso interior reflete as nossas indecisões.

 

Peter Drucker ainda acrescenta - obtenha a resposta dos seus familiares, amigos, clientes, da sua chefia imediata sobre as seguintes perguntas de eficiência:

 

1.      Eu ganho tempo aonde e quando?

2.    Eu perco tempo aonde e quando?

3.    Eu acerto em quais situações?

4.      Eu falho em quais situações?

 

As respostas levarão você com certeza a uma ação bem sucedida na sua vida, seja como profissional e/ou executivo.

A conexão entre pensamento e sentimento é fundamental para a ação, eis outras perguntas essenciais que você precisa fazer a si mesmo?

 

     1. O que sinto realmente neste momento com relação a essa ou àquela questão?

     2. Em que aspecto eu estou insatisfeito?

     3. Eu estou observando superficialmente a questão?

 

Entrar em intimidade com a sua verdade interior, assumindo-a, aumenta o seu potencial. Uma profissão estagnada significa que estamos distantes do que queremos de fato, então o potencial não desabrocha. Faz-se necessário sair do que se considera negativo para movimentar a vida e resolver o problema sem medo.

 

As empresas frequentemente impulsionam os profissionais para o trabalho compulsivo. Não se tem tempo para, como se diz, 'afiar o machado' e vai cortando árvores, cortando, cortando até que a produtividade começa a cair, cair, cair e o desastre quase acontece ou acontece de fato.

 

Fazer leituras de autores como Frank Bettger, Claude M Bristol e Harold Sherman, Og Mandino, Norman Vicente Peale e outros, é recomendável principalmente nos momentos em que o sentimento de desolação com os resultados é grande, pois afeta a autoestima. Então, recarregar a mente com positividade, traçando uma estratégia para começar o mês traz motivação para colher frutos no final. Todos têm uma ferramenta de gestão e um guia de planejamento que servem para

acompanhar os negócios potenciais e a eficiência de uma gestão, mas poucos realmente usam para fazer os relatórios.

 

Parar para refletir é fundamental e se pode fazê-lo por meio de um seminário, de um encontro em um hotel fazenda, uma viagem para por as ideias em ordem - é o que alguns autores chamam de período sabático (participar em torno de no mínimo 02 dias de atividades meditativas na natureza, de mudança comportamental, tais como Biodanza, Xamanismo, Yoga, entre outros).

 

Então, por que não começar agora!!

 

Reflexão da Semana: Ser profissional é acompanhar, incentivar, ouvir, apoiar e acima de tudo, executar sua missão.

 

 

 

 



Marketing de relacionamento
08/03/2013
Envie esta publicação a um amigo.
Seu nome
Seu e-mail
Seu amigo
E-mail do amigo: